A gestão das várias vertentes duma instituição de Ensino Superior, com diferentes processos e agentes de negócio obriga ao recurso a um conjunto e ferramentas que visem a partilha e comunicação de informação.

Uniformizar processos de negócio na instituição e disponibilizá-los num único sistema permite aumentar a produtividade e rentabilizar os recursos internos.

Assim, por forma a eliminar redundâncias desnecessárias e processos obsoletos entre as diferentes unidades orgânicas internas à instituição, a qubIT apresenta um sistema único de gestão, centralizado e integrado e assente nas plataformas open-source Fénix desenvolvidas no Instituto Superior Técnico.

A equipa da qubIT desenvolveu parte do sistema original de Gestão Académica - FénixEDU - com responsabilidades que variaram desde as mais importantes funcionalidades de negócio até diversos desenvolvimentos de natureza arquitectural e infra-estrutural.

A solução FénixEDU encontra-se em utilização em notáveis instituições em Portugal, como é o caso do Instituto Superior Técnico (IST) e o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa. No Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), a instalação FénixEDU respectiva tem actualmente a participação e envolvimento directo da equipa da qubIT.

A solução qubEDU adequa-se a qualquer instituição de Ensino Superior cujo modelo de funcionamento seja tutelado pelo Processo de Bolonha, cimentada na experiência de quase uma década de projectos FénixEDU e em conjunto com a adesão às mais recentes normas Educativas, confere a este sistema um posicionamento único para enfrentar os desafios de uma instituição moderna de Ensino Superior.

 

Benefícios

A equipa da qubIT, embora tendo participado activamente no desenvolvimento do sistema FénixEDU, disponibiliza muito mais que uma mera aproximação tecnológica com a solução qubEDU.

A metodologia utilizada, em permanente contato com todos os intervenientes relevantes na instituição, originam um verdadeiro processo de transformação organizacional, optimizando processos e procedendo ao seu realinhamento os objetivos estratégicos da sua instituição:

Abrangência Funcional
Todas as principais componentes necessárias num Sistema de Gestão para o Ensino Superior, numa visão integrada e de acesso fácil e centralizado a todos os principais intervenientes da sua instituição.

Orientação a Bolonha
Total conformidade com a Declaração de Bolonha, com a livre definição de cursos baseados em Créditos ECTS e Regras Curriculares que lhe permitem disponibilizar Inscrições online aos seus Alunos, tornando-a também atractiva para quem nela deseja ingressar através do correcto suporte de Intercâmbios e Transferências de diversos tipos de Protocolos de Mobilidade.

Estrutura Orgânica
Através da correcta representação de todas as unidades orgâncias da sua instituição, potencie a correcta distribuição pela sua estrutura organizacional dos diversos módulos funcionais existentes e processos de negócio suportados.

Normalização de Processos
Integre na solução qubEDU as suas principais especificidades de funcionamento, desmaterializando e normalizando processos e regras de negócio, sempre de acordo com as regras de funcionamento do Processo de Bolonha e demais legislação aplicável.

Serviços Online
Acesso fácil e permanente de toda a comunidade académica aos principais serviços da instituição - desde a Secretaria Virtual para Candidaturas e Inscrições , às ferramentas académicas de Ensino à Distância - assente em mecanismos de segurança baseados em grupos de acesso e perfis de utilizadores.

Inovação Tecnológica
A solução qubEDU está assente em tecnologias inovadoras, tanto oriundas do projecto Fénix como resultado das actividades permanente de I&D realizadas pela qubIT. Permitindo já o acesso à solução através de um web-browser e em diferentes dispositivos (desktop, laptop, tablet), encontra-se em estudo a expansão deste acesso multi-canal para versões específicamente direccionadas para dispositivos móveis.

 

Funcionalidades

A solução qubEDU encontra-se estruturada em quatro grandes blocos funcionais, cujo âmbito complementar permite suportar os mais importantes processos de negócio de uma instituição de Ensino Superior:

Gestão Académica
Corresponde ao módulo principal da solução qubEDU, disponibilizando funcionalidades fundamentais para a gestão de uma Instituição de Ensino Superior. Crie, altere e aprove Currículos de Cursos e Alunos com base em Créditos ECTS, segundo as directivas da Declaração de Bolonha, preservando todo o histórico de alterações e Registando facilmente informação relativa a Candidaturas, Matrículas e Inscrições em Ciclos de Estudos.

E-Learning
Mecanismos vocacionados para o Ensino à Distância, através de funcionalidades que aproximam Docentes, Alunos, Cursos e Unidades Curriculares durante os vários períodos lectivos existentes. Agilize a interação entre toda a comunidade incentivando a partilha de conteúdos lectivos, como sumários e ficheiros, avaliações escritas e projetos através de fóruns e grupos de discussão.

Portais Web
Cada instituição de ensino tem a sua identidade própria, assinatura de carácter e vinculativa do seu percurso histórico. Atribua na solução qubEDU um rosto personalizado e uniforme a todas as secções e páginas públicas que a funcionalidade de gestão de conteúdos lhe disponibiliza: cursos, disciplinas, unidades orgânicas internas, projectos de investigação, alunos, docentes e funcionários ... todos podem assumir controlo da sua informação pública mediante uma página web própria.

Suporte à Decisão
Suporte uma informada tomada de decisão rentabilizando toda a informação gerida pela sua instituição na solução qubEDU. Divulgue dados relativos a inquéritos oficiais para entidades externas, como RAIDES, REBIDES, acreditações A3ES ou promovendo inquéritos e estatísticas de avaliação de Docentes e Disciplinas. Na vertente financeira, tenha total controlo sobre a evolução da cobrança de propinas realizada anualmente.

  • E-mail (*)

  • Empresa (Opcional)

  • Mensagem (*)